O Espaço Criança é o cantinho NaturDescoberta dedicado a todas as crianças.

Neste cantinho existem vários dossiers: *Notícias do Mundo; *Mundo Animal; *Mundo das Plantas; *Truques do Am; *Aventuras da Na; *NaturCalendário; *Desafios e passatempos divertidos, para te ajudar a descobrir a importância de preservar o Planeta Terra.

Sê amigo da Natureza e do Ambiente, vem daí... e diverte-te connosco!

Vamos salvar o Planeta Terra!
........................................................................................................ Na(tureza) & Am(biente)


2011 - Ano Internacional das Florestas

Para ficarmos a conhecer as principais espécies florestais portuguesas, todos os meses vamos falar de uma espécie diferente...

ESPÉCIE DO MÊS:
* Sobreiro (Jan.11)
* Pinheiro-bravo (Fev.11)
* Eucalipto (Mar.11)

Sabes porque as florestas são tão importantes para todos nós?

As florestas são muito importantes porque:
- são o pulmão do nosso planeta: através de um processo chamado fotossíntese, as árvores produzem o oxigénio essencial à nossa vida e absorvem o dióxido de carbono;
- são o habitat de muitos animais e de muitas plantas;
- fornecem-nos bens como: alimentos, madeiras, combustíveis e matérias-primas (ex. resina, celulose, cortiça, frutos, bagas);
- ajudam evitam a erosão dos solos, pois protegem-nos dos ventos e das chuvas fortes;

- influenciam o clima, moderando o calor no Verão e as geadas no Inverno;

- guardam a água da chuva no solo para depois a soltar aos poucos evitando inundações.
- permitem-nos realizar muitas actividades de lazer: caminhadas, observar a natureza, fazer piqueniques, tirar fotografias;

21 Mar. | Dia Mundial da Árvore e da Floresta


O Dia Mundial da Árvore e da Floresta é comemorado anualmente para sensibilizar as pessoas para a importância da Floresta no planeta Terra.


A primeira vez que se comemorou oficialmente o Dia da Árvore foi no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal o Dia da Árvore comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.

Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.


20 Mar. | Dia da Agricultura

Sabias que também existe um "dia da agricultura"?

O dia dedicado à exploração da terra celebra-se no dia 20 de Março, no dia que antecede o inicio da Primavera.

A agricultura - conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia e matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, etc. - é uma actividade com mais de 10 mil anos e quase todos os povos da antiguidade tinham uma divindade que lhe era associada.

A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O termo fazendeiro lavrador aplica-se ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura, a pecuária ou ambos.

Eucalipto

Nome comum: eucalipto
Nome científico: Eucaliptus globulus
Género: Eucaliptus
Família: Mirtáceas
Mata de eucaliptos: Eucaliptal
Utilidades: aproveitamento da sua madeira, indústria da pasta de celulose e exploração das propriedades medicinais

Existem em todo o mundo cerca de 600 espécies diferentes de eucalipto. A espécie que predomina em Portugal é originária da Tasmânia e Austrália, foi introduzido em Portugal em meados do século XIX e é actualmente a terceira das espécies florestais dominantes, ocupando a sexta parte da área total da floresta portuguesa. Prefere regiões litorais e de baixa altitude - inferior a 700 m. Prefere climas temperados húmidos. Suporta mal o ensombramento. Tolera bem todos os tipos de solos, com excepção aos calcários. Resiste bem ao encharcamento e mal ao vento.

O eucalipto propaga-se por semente e por estaca, em estufa; quando se corta um eucalipto, volta a rebentar por toiça nascendo cerca de três a quatro varas. É uma árvore de grande porte, com uma altura que pode atingir os 70 ou 80 metros em árvores adultas velhas. Devido às condições ecológicas excepcionais que esta espécie pode encontrar entre nós, existem muitos exemplares de grande porte, os maiores dos quais ultrapassam os 10 metros de perímetro à altura do peito. O eucalipto, é flexível e maleável, o tronco é alto e recto se a árvore estiver inserida num povoamento florestal. A casca é lisa, cinzenta ou castanha. É uma árvore de folha persistente, cuja forma e aspecto variam conforme a árvore está numa fase de crescimento juvenil ou adulta; as folhas juvenis são de ovais a arredondadas e, ocasionalmente, sem pecíolo, com cor glauca e inserção, no ramo, oposta; as folhas adultas são alternadas, longas e lanceoladas, tendo um pecíolo comprido e cor verde brilhante. Tal como outras mirtáceas, as folhas de eucalipto estão cobertas de glândulas que segregam óleo.

Algumas espécies de eucaliptos foram exportadas para outros continentes onde têm ganho uma importância económica relevante, devido ao facto de crescerem rapidamente e serem muito utilizadas para produzir pasta de celulose, usada no fabrico de papel, carvão vegetal e madeira. A madeira de eucalipto caracteriza-se pela sua alta densidade e durabilidade, assim como pelas suas propriedades mecânicas e resistência ao impacto. A sua tonalidade natural, clara, permite uma grande amplitude de acabamentos permitindo adequar a tonalidade final à decoração pretendida. Uma das primeiras aplicações da madeira de eucalipto foi as travessas de caminho-de-ferro; posteriormente, a madeira de eucalipto foi utilizada para os mais diversos fins, desde as estruturas dos telhados, na tanoaria, nos pavimentos, na carpintaria e mais recentemente no mobiliário. A importância do eucalipto em Portugal está ainda associada ao desenvolvimento da indústria de Pasta de Celulose, que é uma das fontes de produção de riqueza do nosso país. O eucalipto, apresenta propriedades medicinais antipiréticas, antitússicas, anestésicas, antissépticas e desinfectantes, sendo considerado um medicamento natural com imensas vantagens e muito poucos prejuízos comparados com os medicamentos químicos.