O Espaço Criança é o cantinho NaturDescoberta dedicado a todas as crianças.

Neste cantinho existem vários dossiers: *Notícias do Mundo; *Mundo Animal; *Mundo das Plantas; *Truques do Am; *Aventuras da Na; *NaturCalendário; *Desafios e passatempos divertidos, para te ajudar a descobrir a importância de preservar o Planeta Terra.

Sê amigo da Natureza e do Ambiente, vem daí... e diverte-te connosco!

Vamos salvar o Planeta Terra!
........................................................................................................ Na(tureza) & Am(biente)


2011 - Ano Internacional das Florestas

Para ficarmos a conhecer as principais espécies florestais portuguesas, todos os meses vamos falar de uma espécie diferente...

ESPÉCIE DO MÊS:
* Sobreiro (Jan.11)
* Pinheiro-bravo (Fev.11)
* Eucalipto (Mar.11)

O SOL


O Sol é muito importante para os seres vivos. Sem a luz (energia) do Sol, não haveria vida na Terra. Não existiriam as plantas, os animais, os ventos, os rios, as cores, enfim nenhuma forma de vida.
.
Todos os seres vivos precisam de se alimentar de energia para crescer, mover e reproduzir. As plantas captam a luz do sol e convertem-na em energia química, através de um processo chamado fotossíntese. Os outros seres vivos, como os animais, obtém energia alimentando-se de outros animais ou de plantas.
.
Na Terra, quase todas as fontes de energia conhecidas e utilizadas pelos homens foram ou são derivadas do Sol. Por exemplo, o carvão, o petróleo, e o gás natural conhecidos como combustíveis fósseis, são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais pré-históricos, que existiram há milhões de anos atrás.
.
O Sol também é responsável pelo processo da evaporação, que irá dar origem à chuva e ao reabastecimento dos rios e lagos que desaguam no mar.

A distância entre a Terra e o Sol é um factor fundamental que permite criar um ambiente de temperatura e luminosidade adequado para a manutenção da vida.
,
Nenhum outro planeta do Sistema Solar, com excepção de Marte, possui condições ideais de vida como a Terra; uns são muito quentes, outros muito frios. E por falar em temperatura, é óbvio que sem o Sol, a Terra seria um lugar incrivelmente gelado, com uma temperatura de -270ºC.

Sem comentários:

Enviar um comentário