O Espaço Criança é o cantinho NaturDescoberta dedicado a todas as crianças.

Neste cantinho existem vários dossiers: *Notícias do Mundo; *Mundo Animal; *Mundo das Plantas; *Truques do Am; *Aventuras da Na; *NaturCalendário; *Desafios e passatempos divertidos, para te ajudar a descobrir a importância de preservar o Planeta Terra.

Sê amigo da Natureza e do Ambiente, vem daí... e diverte-te connosco!

Vamos salvar o Planeta Terra!
........................................................................................................ Na(tureza) & Am(biente)


2011 - Ano Internacional das Florestas

Para ficarmos a conhecer as principais espécies florestais portuguesas, todos os meses vamos falar de uma espécie diferente...

ESPÉCIE DO MÊS:
* Sobreiro (Jan.11)
* Pinheiro-bravo (Fev.11)
* Eucalipto (Mar.11)

Sabichão (NaturGlossário)

Água – a componente do planeta Terra fundamental para que nele exista vida, quer animal, quer vegetal, e que constitui os oceanos, lagos, rios e que também se encontra na atmosfera e no solo.

Bicada – a parte mais alta e delgada do caule das árvores com forma cónica e respectiva ramagem e folhas.

Bioclimática – interacção e interdependência dos seres vivos relativamente às condições atmosféricas que caracterizam os climas (temperatura, humidade, ventos, chuvas, neves, etc.).

Biomassa – conjunto de matérias produzidas por organismos vivos existentes num determinado local.

Eucaliptal – área em que as árvores predominantes são os eucaliptos.

Ecologia - estudo das relações dos seres vivos (plantas, animais, seres humanos) entre si e com o meio ambiente. É através da Ecologia que aprendemos a lidar com o meio ambiente, preservar nosso planeta, cuidar dos animais, economizar agua, etc.

Eucalipto Globulus – espécie arbórea da família das Mirtacias, originárias da Austrália e Tasmânia, introduzida em Portugal na primeira metade do século XIX.

Exploração Florestal – conjunto de operações realizadas pelo homem para retirar da floresta os produtos que lhe interessam, nomeadamete a madeira.

Fenómeno de Concorrência Hídrica – a “luta” entre as diversas plantas existentes num local para utilizarem a água existente nos solos.


Fenómeno de Ensombramento – intersecção da luz solar pelas copas das árvores impedindo que ela incida directamente no solo da floresta e na vegetação rasteira nela existente. 

Floresta – ecosistema em que a vegetação dominante é constituída por árvores, mas que inclui todos os outros seres vivos (vegetais e animais) a ela associados.

Pasta de Celulose – aglomerado de fibras vegetais utilizado no fabrico de papéis e de outros produtos com múltiplos usos.

Sais minerais – compostos resultantes da reacção de ácidos sobre bases e que no solo contém os elementos necessários para o desenvolimento das plantas.