O Espaço Criança é o cantinho NaturDescoberta dedicado a todas as crianças.

Neste cantinho existem vários dossiers: *Notícias do Mundo; *Mundo Animal; *Mundo das Plantas; *Truques do Am; *Aventuras da Na; *NaturCalendário; *Desafios e passatempos divertidos, para te ajudar a descobrir a importância de preservar o Planeta Terra.

Sê amigo da Natureza e do Ambiente, vem daí... e diverte-te connosco!

Vamos salvar o Planeta Terra!
........................................................................................................ Na(tureza) & Am(biente)


2011 - Ano Internacional das Florestas

Para ficarmos a conhecer as principais espécies florestais portuguesas, todos os meses vamos falar de uma espécie diferente...

ESPÉCIE DO MÊS:
* Sobreiro (Jan.11)
* Pinheiro-bravo (Fev.11)
* Eucalipto (Mar.11)

1 Jun. | Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes, é um dia em que se pensa em todas as crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações.


A seguir à 2ª Guerra Mundial, em 1945, muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, e por isso não tinham boas condições de vida: não havia comida; muitas crianças trabalhavam, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras; mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever; e muitas viviam em péssimas condições para a sua saúde.
.
Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema e foi criada a UNICEF.
.
Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs que fosse criado um dia dedicado às crianças de todo o mundo, e esse dia foi comemorado pela primeira vez a 1 de Junho desse ano!
.
Com a criação do Dia da Criança, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram a todas as crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
.
A 20 de Novembro de 1959, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança", que é uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
.
O Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos. Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos. Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional!

Sem comentários:

Enviar um comentário