O Espaço Criança é o cantinho NaturDescoberta dedicado a todas as crianças.

Neste cantinho existem vários dossiers: *Notícias do Mundo; *Mundo Animal; *Mundo das Plantas; *Truques do Am; *Aventuras da Na; *NaturCalendário; *Desafios e passatempos divertidos, para te ajudar a descobrir a importância de preservar o Planeta Terra.

Sê amigo da Natureza e do Ambiente, vem daí... e diverte-te connosco!

Vamos salvar o Planeta Terra!
........................................................................................................ Na(tureza) & Am(biente)

2011 - Ano Internacional das Florestas

Para ficarmos a conhecer as principais espécies florestais portuguesas, todos os meses vamos falar de uma espécie diferente...

ESPÉCIE DO MÊS:
* Sobreiro (Jan.11)
* Pinheiro-bravo (Fev.11)
* Eucalipto (Mar.11)

Ano Internacional da Biodiversidade

A Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou 2010 - Ano Internacional da Biodiversidade, com o objectivo de se reduzir a perda de biodiversidade, até ao final deste ano.

A biodiversidade é a diversidade de seres vivos - animais, plantas, microorganismos - que existem na Terra e as inter-relações que estabelecem entre si e com o meio ambiente.

Os seres vivos - animais, as plantas e os microorganismos vivem nas florestas, nos desertos, nos oceanos, nos pólos, nas zonas húmidas e estabelecem relações entre si... E todos eles são importantes para manter o equilibrio do nosso planeta.

Por exemplo, um elefante quando deita abaixo árvores e galhos, permite que os animais mais pequenos, que gostam de ramos e folhas, consigam alimentar-se mais facilmente destes alimentos. Outro exemplo, os insectos alimentam-se do néctar fabricado pelas flores e, ao voarem de flor em flor, transportam o pólen necessário para as plantas darem frutos e sementes.

Existem muitos, muitos animais e muitas plantas na Terra. Imagina, formigas existem mais de 10.000 espécies; se pensarmos em todos os insectos – borboletas, moscas, abelhas, vespas, formigas, libelinhas e gafanhotos – na terra existem mais de 800 mil espécies.

Apesar de existirem muitos animais e plantas, muitos deles não foram protegidos e desapareceram mesmo da Terra. Por isso, temos de proteger o meio ambiente, os animais e as plantas para que não desapareçam do nosso planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário